Você sabe quais são as melhores estratégias de estudo climático para o projeto da sua casa, visando uma melhor qualidade e conforto?
Sabemos que convivemos a maior parte do nosso dia dentro de edificações, seja morando, trabalhando, estudando ou até mesmo aproveitando com as pessoas que gostamos. Dentro das edificações, o conforto térmico influencia diretamente nosso bem-estar físico e mental e, percebendo que as mudanças de clima e ondas de calor estão cada vez mais frequentes, o que podemos fazer para que o projeto de nossa residência seja adequado para nosso conforto, você sabe o que é estudo climático, e qual a sua importância?
Você já se perguntou o motivo de um projeto inovador, bem modificado, onde os quartos são direcionados para a fachada em que o sol nasce? Que materiais utilizar para ambientes mais confortáveis? Essas e outras questões serão explicadas abaixo para que seu projeto seja cuidado para melhor bem-estar de todos, por isso, saiba tudo sobre estudo climático.
Nesse exemplo abaixo temos uma boa demonstração da forma correta de posicionar o projeto da edificação, lembrando que o sol nasce no Leste e se põe no Oeste.

Percebe-se que os quartos foram posicionados posteriormente para o Leste. Isso deve ao fato de ser a posição de sol nascente, um sol mais agradável em relação ao sol mais quente da tarde que esquentaria muito o ambiente para dormir, além de que o sol da manhã é antisséptico, auxiliando na higienização dos ambientes.
Para o Norte estão como Salas de Jantar e Estar. É a fachada mais valorizada de um imóvel, pois é a que mais recebe sol durante o dia, porém de forma indireta, não sendo superaquecida e, portanto, muito agradável de se conviver.
Já ao Sul, a fachada de menor incidência solar, estão posicionadas como áreas úmidas, ou seja, a lavanderia e o lavabo. São ambientes de menor permanência em relação aos outros, sendo eles mais frios e escuros.
Para o Oeste, fica a área gourmet, cozinha e área externa. Esta é uma fachada que recebe insolação no período da tarde; por isso, tende a ser mais quente em relação a outros ambientes. É onde o sol se põe, ter uma vista dessa para ver o por do sol seria maravilhoso, não seria? Você percebe quão é importante o uso do estudo climático em uma casa?
Além de posicionar o projeto de edificação da forma mais correta, que outras estratégias podemos adotar para que nossa residência seja mais confortável e melhore nossa qualidade de vida?
Ventilação cruzada
O vento é um dos recursos naturais que podemos usar a nosso favor. Projetando de forma comentada e usando estudo climático, conseguimos ambientes de melhor conforto térmico, qualidade do ar e economia em relação a outras estratégias artificiais que poderiam usar no lugar. Se posicionarmos aberturas das paredes de um ambiente de forma que pareçam opostas, permitimos que o ar dentro dos cômodos seja trocado, portanto, mais ventilados e refrescados.

Materiais
A escolha dos materiais não influencia apenas na estética de uma edificação, mas também no seu conforto térmico interno. Que materiais podemos utilizar para garantir que nossos ambientes sejam aconchegantes e condizentes com os impactos das constantes mudanças climáticas?
Veja também: Você sabe quais são os métodos construtivos mais usados no Brasil e suas vantagens e vantagens?
Paredes
O uso de paredes em Drywall oferece um excelente conforto térmico para os ambientes internos. Isso ocorre devido à lã de rocha e manta térmica colocada em seu interior que garante um controle de temperatura eficiente em todas as épocas do ano.
Para áreas externas, o uso de núcleos frios como o branco, cinza-claro, bege, entre outros que apresentam baixos valores de absorção da luz solar natural podem ser usados para garantir que não absorvam tanto calor em comparação com outros núcleos.

Cobertura
A utilização de telhas de cerâmica, fibrocimento ou metálicas pode ser utilizada e quando aplicada com mantas de isolamento térmico, garantindo grande eficiência em relação ao conforto térmico. Telhas brancas ou telhados pintados de branco também são estratégias eficientes e econômicas para garantir que os ambientes internos não absorvam grandes temperaturas de calor.

Há ainda o telhado verde, estratégia que utiliza o telhado natural como cobertura. O uso deste método permite a redução das temperaturas recebidas pela edificação, garantindo um melhor conforto térmico interior, além de trazer uma estética mais natural para a parte externa. Além disso, a água captada por esta estratégia pode ser aproveitada para fins não potáveis, como por exemplo o uso em jardins.

Veja também: Residência em Campo Limpo Paulista
Brises
O brise é um elemento utilizado para controlar a radiação solar de uma edificação. Fixos ou móveis, são posicionados nas aberturas das construções, evitando assim a incidência direta da insolação para as áreas internas. O tipo de brise, ou seja, se ele é vertical ou horizontal e sua materialidade, são determinados conforme o posicionamento das fachadas em relação à orientação solar. Além de seu papel funcional, o brise pode ser utilizado como elemento estético, possibilitando estratégias elegantes para sua fachada.