A fachada é a primeira parte de uma construção em que os nossos olhos veem, criando a impressão sobre a identidade e estilo da casa, podendo ser caracterizada de determinados estilos de fachadas. Ela colabora para o equilíbrio do ambiente externo, como também o poder de valorização do imóvel, além de contribuir para a estética e harmonia de um bairro ou rua, se complementado com outros edifícios ao redor.

Pode também refletir a personalidade do morador, por isso, é importante que os arquitetos considerem cuidadosamente os gostos do cliente, como também a segurança e funcionalidade da residência, do mesmo modo, buscando evitar gastos desnecessários. Se você deseja conhecer mais sobre os estilos de fachada, continue lendo abaixo que ajudaremos você!

Como definir os elementos arquitetônicos de uma fachada?

Um estilo de fachada é caracterizado pela combinação de elementos arquitetônicos, dentre eles: materiais de construção, cores e acabamentos, formas e proporções, decorações e até mesmo as aberturas. As opções são inúmeras e refletem uma determinada época, cultura e tendências, as vezes sendo combinado entre diferentes estilos.

Para definir os elementos em que buscamos em nossa fachada, devemos considerar nossa personalidade, o ambiente em que será construído e estudar a viabilidade dos custos dos materiais!

Veja também: Qual seu estilo favorito de arquitetura? Moderna ou Tradicional?

Fachada Tradicional

As principais características das fachadas deste estilo são a valorização de técnicas e identidade de um lugar específico. São comumente usados telhados aparentes, frequentemente de telhas cerâmicas, colmo, palha, ardósia ou outros materiais tradicionais.

Neste tipo de fachada geralmente são escolhidas cores tradicionais que remetem uma cultura local, como o branco, creme, amarelo, bege e tons amarronzados. As janelas e portas são comumente de madeira, as vezes incluindo entalhados e grades decorativas.

O uso de alvenaria aparente ou colunas redondas também são escolhas que os clientes desejam as vezes, em que, podem ser combinadas com estilos mais modernos criando características únicas.

fachada tradicional

Fachada Contemporânea

As fachadas contemporâneas refletem os estilos arquitetônicos e as tendencias atuais, buscando inovações e rompendo tradições do passado. São frequentemente usados materiais modernos como concreto, vidro e aço, com o objetivo de aproveitar suas propriedades estruturais e estéticas.

Formas geométricas e linhas simples são escolhas comuns, como planos horizontais e verticais distintos. Desta forma, muitas vezes procura-se esconder o telhado e evita-se ornamentos decorativos desnecessários. Neste tipo de fachada geralmente são escolhidas cores neutras como branco, cinza, preto e o bege. O foco está na expressão dos materiais e na criação de uma estética elegante e atemporal.

As fachadas contemporâneas também podem incorporar inovações como sistemas de automação residencial, iluminação LED integrada, sistemas de controle climático avançados e outras soluções de design inteligente.

fachada contemporânea

Fachada Minimalista

Uma fachada minimalista traz uma abordagem simplificada e desprendida de elementos arquitetônicos, buscando a pureza das formas geométricas simples e enfatizando as proporções equilibradas para criar uma sensação de harmonia e equilíbrio visual.

O uso de concreto, vidro e aço são os materiais empregados para tentar representar esta abordagem simplificada em harmonia com uma paleta cores que contribua para um sentimento de calma, como o branco, cinza e tons terrosos.

Os telhados são constantemente embutidos, porém, outros elementos como janelas e portas também podem ser omitidos da fachada principal para buscar a interpretação minimalista, sendo necessário posiciona-los em outras regiões da edificação.

fachada minimalista

 

Fachada Rústica

A principal característica de um estilo de fachada rústico é a busca da sensação de conforto e conexão com a natureza, utilizando-se elementos de aspecto mais pesado, como materiais naturais e tradicionais.

Pedra, alvenaria e madeira em sua forma natural podem criar texturas ricas e variadas que adicionam interesse visual e uma sensação tátil à fachada. Para complementar estes materiais, o uso de cores terrosas como marrom, bege, verde e cinza podem contribuir para integrar a arquitetura com o ambiente circundante.

Telhados salientes adicionam caráter ao design, além de proteger a casa contra intempéries. Elementos expostos como vigas de madeira, azulejos, treliças de ferro forjado e revestimentos de pedra trabalhada à mão são comuns nesses tipos de fachada. Além disso, elementos naturais como pedras e vegetação podem colaborar para o aspecto rústico da casa.

fachada rústica

Combinação de estilos

Algo em que se possa considerar é a combinação de elementos de diferentes estilos de fachada, podendo resultar em projetos únicos e interessantes, de modo que represente interesses específicos do morador. Deve-se ter em mente que estes elementos precisam se completar harmoniosamente, criando transições suaves e contrastes intencionais.

Muitas vezes a combinação dos elementos de diferentes estilos podem causar desarmonia visual se mal selecionados, por isso o arquiteto deve ser capacitado para desenvolver tal atribuição. Em suma, sendo bem-sucedido em equilibrar cuidadosamente os elementos de diferentes estilos arquitetônicos e considerar o contexto e a estética geral do projeto, pode-se criar uma fachada que seja verdadeiramente distinta e cativante.

fachada

 

Afinal, como saber qual o estilo de fachada mais adequado para seu projeto?

Como foi mostrado acima, existem diversos elementos que podemos utilizar na fachada de nosso projeto, sendo necessário estar ciente de algumas considerações:

Tenha em mente a localização e o contexto de seu projeto, pois a fachada deve harmonizar-se com as características do ambiente circundante, como outras residências, calçamentos, jardins e cercamentos, além das normas e regulamentos locais.

residencial

Avalie o orçamento. O custo será determinado por diversas variantes e dependerá dos elementos em que se deseja utilizar. Por exemplo, uma fachada minimalista de poucos detalhes tende a ser mais barata, porém se utilizado de materiais caros ou mão de obra especializada, pode afetar o custo final e ultrapassar o orçamento de fachadas com mais detalhes.

fachada minimalista

Busque um equilíbrio entre estética e funcionalidade. Não apenas considere os elementos pela sua contribuição estética na fachada, mas também que atendam às necessidades dos moradores. Não ignore a luz natural e a direção dos ventos para favorecer a qualidade dos ambientes internos.

 fachada contemporanea

Reconheça seus gostos e preferencias: identifique os elementos dos estilos que mais se alinham com seus gostos pessoais para contribuir no desenvolvimento da estética da fachada, pois no fim ela reflete a identidade do morador!

Agora que você conhece as principais características entre os diferentes estilos de fachada e seus elementos, deixe nos comentários qual mais gostou e qual escolheria no projeto de sua casa!