Um dos principais desejos que queremos em nossa casa é que ela seja um ambiente confortável e aconchegante, tanto para nós quanto para as pessoas que desejamos receber.
Além disso, uma casa confortável pode melhorar significativamente nossa qualidade de vida, como por exemplo nosso bem-estar físico e mental, como também se tornar um ambiente mais funcional, ajudando na produtividade para quem trabalha em casa ou até mesmo realizando atividades domésticas.
Se deseja conhecer 6 dicas que irão te ajudar a deixar sua casa um ambiente mais confortável, continue lendo abaixo que ajudaremos você!
Cores
As cores dos ambientes de nossa casa desempenham um papel significativo na sensação de uma atmosfera relaxante e acolhedora. A escolha correta das cores dependerá do estilo arquitetônico da residência e do local onde ela está inserida.
Para quem busca um sentimento de tranquilidade e calma, tons suaves, neutros e pastéis como verde menta, azul claro, gelo e branco são uma boa alternativa, aumentando a sensação de amplitude dos cômodos, além de se comportarem muito bem como base para elementos decorativos e mobiliários.
Apesar disso, cores mais quentes como tons terrosos, bege e terracota também podem ser usadas em casas para quem busca integrar a arquitetura à natureza e adicionar aconchego aos espaços, especialmente em áreas de convívio.
Veja também: Qual seu estilo favorito de arquitetura? Moderna ou Tradicional?
Iluminação
A iluminação de uma casa exerce uma função fundamental no conforto de um lar. Sempre que possível, aproveite ao máximo a entrada de luz natural, pois está associada ao nosso bem-estar físico e mental, além de criar uma atmosfera mais clara e aconchegante, contribuindo assim para uma casa mais confortável.
Para as outras iluminações, um projeto luminotécnico é sempre bem-vindo, por isso posicione as fontes de luz que se ajustem à essas tarefas e de forma que evitem ofuscamento, o que causaria desconforto.
A temperatura de cor também deve ser adequada para cada ambiente específico. Luzes mais quentes (cerca de 2700 a 3000 Kelvin) são mais aconchegantes e ideais para os ambientes sociais e íntimos como os quartos e sala. Para as cozinhas e banheiros, luzes neutras (de 3000 a 5000 Kelvin), são aconselháveis, pois são ambientes que exigem níveis moderados de atenção.
Elementos naturais
Plantas e flores desempenham um papel expressivo ao trazerem vida para os ambientes de nossa casa, como também contribuir para o conforto térmico ao purificar nosso ar. Deve-se buscar um equilíbrio entre o tipo ideal de planta para o ambiente desejado e sua decoração.
Para os ambientes sociais como a sala e áreas de lazer, plantas altas como Ficus Lyrata e Costela-de-adão combinadas com plantas de outros tamanhos são escolhas interessantes para tornar o ambiente mais saudável, além de serem opções atraentes para a estética da decoração.
Para a cozinha as plantas podem ser colocadas nas prateleiras e mesas, podendo ser usados xicaras e canecas como vasos. Além de escolhas ornamentais, plantas comestíveis, como manjericão, salsinha e hortelã também são bem-vindas para este tipo de ambiente.
Para os quartos, as plantas podem contribuir para depurar nosso ar, ajudando assim na qualidade de nosso sono. O Lírio da Paz e a Espada de São Jorge são algumas escolhas agradáveis, pois não necessitam de muita luz e filtram muito bem as toxinas do ar.
Mobiliário
O mobiliário impacta indiscutivelmente no conforto de nossa casa. Escolha móveis aconchegantes com designs ergonômicos para que as atividades sejam confortáveis durante o dia-a-dia.
Os estofados e as camas podem incluir tecidos macios e almofadas, o que também pode ser visto como um elemento decorativo nos cômodos, por isso devem ser pensados para estar em harmonia com as cores dos ambientes, como citado anteriormente.
Balcões, prateleiras e mesas precisam ser projetados de forma ergonômica para garantir que sejam funcionais e seguros para os usuários. Um design e layout correto permite que os usuários realizem as tarefas de forma confortável e sem causar estresse desnecessário ao corpo, prevenindo assim dores musculares e fadiga.
As texturas dos elementos também podem contribuir para a sensação de conforto dos ambientes. A sensação tátil dos tapetes, cortinas e almofadas nos ajudam a sentir uma atmosfera convidativa e agradável.
Ventilação
A ventilação adequada auxilia na boa qualidade do ar interior, pois remove os odores, poluentes e umidades que se acumulam nos ambientes. Além disso, uma boa ventilação contribui crucialmente na temperatura das áreas de uma residência, fornecendo uma sensação de frescor e dissipando o calor excessivo.
Para que sua casa tenha uma ventilação adequada, deve se considerar a orientação dos ventos predominantes para que as portas e janelas sejam posicionadas de forma estratégica para facilitar a entrada de ar fresco e a circulação de ventilação cruzada. Os demais elementos como cortinas mais leves e permeáveis para permitirem a passagem de ar e exaustores na cozinha e banheiros para controlar o odor e umidade do ar, também são indicados para uma melhor qualidade do ambiente.
Veja também: A importância do estudo climático para o projeto de sua casa
Ambientes aconchegantes
Áreas de leitura, varandas ou terraços e áreas de meditação podem ser criadas para promover relaxamento e contribuir para nosso bem-estar físico e mental. Esses ambientes devem ser criados em consonância com os elementos citados a cima, como uma boa iluminação e ventilação, uso correto de cores, aplicação de elementos naturais e a utilização de bons mobiliários.
Áreas de leitura ou para meditação podem ser posicionadas em um canto da sala, um espaço sob a janela, no jardim ou varanda, áreas estas aconchegantes que permitam concentração e conforto. Varandas ou terraços devem ser projetadas para que as atividades sociais sejam convidativas e agradáveis, sejam entre os próprios moradores ou para as pessoas que recebemos.
Afinal, como aplicar estas dicas para que minha casa seja mais confortável?
Como vimos acima, existem várias abordagens que permitam que nosso lar seja aconchegante e garanta um ótimo bem-estar físico e mental. Para aplicar algumas destas medidas, considere as características do estilo que deseja em sua casa, ou seja, algumas pessoas almejam algo mais minimalista, para isso, cores suaves e mobiliários mais simples podem ser utilizados. Algumas residências possuem um caráter mais rústico, deste modo, cores mais quentes e maior quantidade de vegetação e mobiliários são estratégias interessantes.
O que se deve ser levado em consideração, independente do estilo, é que pessoas passarão horas e momentos nesses ambientes, por isso, tenha em mente almejar que as atividades sejam em um lar bem iluminado e ventilado com o uso de mobiliários confortáveis e elementos que estejam em sintonia com caráter estético da residência.
Agora que você conhece seis dicas que irão contribuir no conforto de sua casa, deixe nos comentários qual mais gostou e qual escolheria no projeto de sua casa!